Resumo

A equipa de Infantis A do SeverFintas estave presente em mais um torneio Internacional, que decorreu neste passado fim de semana (22,23 e 24 de Junho) em Cantanhede, num novíssimo complexo desportivo, que engloba 1 campo de Futebol de11 sintético, 1 de Futebol 7 sintético e 1 de Futebol 11 de relva natural.

Grande maioria deste grupo de jovens (atletas nascidos em 1999) para o ano vão transitar para o Futebol de 11, escalão de Iniciados, deixando de fazer parte do SeverFintas. Esta foi uma das principais razões da participação neste torneio, para proporcionar um último convívio a estes jovens com a camisola do SeverFintas.

Optámos então por organizar um acampamento na Tocha, numa Quinta megalómana, que tinha campos de futebol, golfe, espaços para pic-nic, arvorismo, duas piscinas, bastantes áreas verdes para acampar, etc…

Então na 6ª feira chegou a comitiva de 13 pessoas (10 atletas e 3 treinadores) do SeverFintas à Tocha. Primeiro escolhemos um local com sombra para colocar as tendas e logo de seguida montámos as tendas e acomodamo-nos no local. Posteriormente passámos alguns bons momentos na piscina, seguido de uma Futebolada no campo de Futebol de areia, de uma banhoca e depois fomos visionar o Alemanha x Grécia. No final do jogo jantámos (tudo isto na quinta) e tivemos mais um bocado no bar dançante da quinta, interagindo com várias populações especiais que também estão sediadas neste local.

Perto das 10h os atletas quiseram recolher às tendas para descansar e então foi isso que aconteceu, embora que não para descansar mas sim para andarem na brincadeira. Esta noite foi um pouco mal passada por toda a comitiva, não só por os nossos meninos estarem constantemente na brincadeira mas também devido a um outro grupo que estava a acampar no mesmo local, que fizeram barulho durante toda a noite.

De manhã bem cedinho (7h) como recompensa de uma noite extremamente calma, todos os meninos calçaram umas sapatilhas e foram correr durante 10 minutos, seguido de flexões (mas que bela forma de iniciar o dia:). Depois fomos todos tomar o pequeno-almoço e seguiu-se a deslocação para o complexo desportivo de Cantanhede para realizarmos o primeiro jogo, frente a uma equipa local, o Ereira.

As expetativas não eram muitas, pois os meninos não descansaram quase nada, mas eles prometeram dar tudo em campo e vencer o jogo, e foi isso mesmo que aconteceu. Vencemos a equipa do Ereira 6-0 e demos um passo importante na qualificação para as ½ finais. Como o jogo seguinte era apenas às 18h, fomos almoçar a Mira e depois voltámos à quinta, onde aproveitámos mais uma tarde na piscina.

Às 17h voltámos a abandonar a quinta e deslocámo-nos mais uma vez para o complexo de Cantanhede para termos jogo contra a equipa do Vilanovense (Porto). Os meninos fizeram mais um grande jogo e levaram por vencida esta equipa por 3-1, passando às ½ finais como líder do grupo. A equipa que nos calhou nas ½ finais foi o Beira Mar e o jogo ficou marcado para Domingo às 12h.

Às 19h30 regressámos à quinta e assistimos ao jogo Espanha x França, seguido de um belo jantar, novamente na quinta. Após isto, fomos realizar uma caminhada noturna e ficar a conhecer melhor esta quinta. Quando regressámos às tendas e num claro aviso aos atletas para estes se comportarem bem durante a noite, mandámo-los efetuar uma corrida (cerca de 3 voltas a um edifício). No final e com estes meninos completamente exaustos, recolheram às tendas, onde passaram uma noite bastante tranquila e sem qualquer brincadeira, podendo desta forma descansarem para o grande jogo frente ao Beira Mar.

No dia seguinte a alvorada foi às 8h, seguiu-se um bom pequeno-almoço e depois arrumámos tudo nas carrinhas e fomos mandar um último mergulho à piscina, despedindo-nos desta forma desta quinta. Seguimos então para o jogo das ½ finais.

Este jogo tinha um grau de dificuldade grande, mas os nossos atletas não se deixaram intimidar e disputaram o jogo do princípio ao fim, não merecendo de forma alguma a derrota. Foram uns autênticos guerreiros, criaram mais situações de finalização que os adversários, e acabaram por perder, mas o futebol é mesmo assim e acabaram este jogo com a cabeça erguida.

Seguiu-se um almoço no Forum de Coimbra e depois da parte da tarde às 17h foi o último jogo, que era o de atribuição do 3º e 4º lugar, frente a uma equipa do Porto, o Foz. Este foi o único jogo negativo da equipa, que estava completamente exausta dentro do campo e sem capacidade para dar a volta e encarar o jogo.

Acabámos o torneio em 4º lugar (em 10 equipas), o que foi bastante positivo. Para finalizar queria apenas agradecer a este atletas por honrarem a camisola do SeverFintas e a todos os encarregados de educação que se deslocaram nos dois dias de torneio para apoiarem os seus educandos.